terça-feira, 26 de outubro de 2010

Vivendo em matilha

Vamos falar um pouco sobre o comportamento dos cães em seu ambiente natural, o ambiente selvagem.
Vamos utilizar, para essa representação, o cão selvagem, mais conhecido: o lobo.
Em uma alcatéia (grupo de lobos), cada um tem seu lugar, a sua função no grupo, que é de extrema importância para a sobrevivência nesse tipo de ambiente. O grupo tem também um território, que pertence exclusivamente a eles, membros de outra matilha, ou alcatéia no caso dos lobos, nesse local são considerados invasores.
É nesse espaço que a alcatéia vai encontrar o necessário para sua sobrevivência, água, comida, abrigo e etc.
Dentro do grupo, o lobo, assim como os cães, tem duas posições bem definidas a ocupar, a posição de líder ou a de liderado. Vou explicar. 
A posição de líder é única em uma alcatéia, e essencial para que os lobos sobrevivam em harmonia e segurança.
O líder, geralmente o mais forte, tem algumas vantagens devido a sua posição, é ele quem escolhe para onde ir, é ele quem cruza com as fêmeas no cio do grupo, e mesmo não tendo a obrigação de caçar, apenas auxilia na caça, quando a alcatéia abate uma presa, ele é o primeiro a comer, e come as melhores partes da caça, isso só para citar algumas vantagens. 
Porém nem tudo são vantagens na vida do líder, ele tem algumas obrigações bastante arriscadas, é dele a difícil tarefa de proteger a alcatéia e o território contra invasores, algo que pode custar sua vida, demarcar o território, de guiar a alcatéia por onde tenha água e comida sempre dentro do seu território, manter a harmonia entre os membros de seu grupo e o mais difícil no meu ponto de vista, manter sua posição de líder, outro fato que pode custar sua vida. 
Já as funções de liderados são um pouco mais tranqüilas, e não é única como a do líder, eles geralmente dividem as funções, uns tem a função de auxiliar o líder na defesa do território e caçar, outros só de caçar, e alguns extremamente covardes e fracos, que a alcatéia faz questão de mantê-los assim, tem também sua função, a de alerta, pois por serem medrosos, alertam os demais, diante de qualquer suspeita de perigo.
           Essa é uma estrutura de extrema importância para a sobrevivência da alcatéia, se faltar algum desses membros, o próprio grupo vai dar um jeito de suprir essa necessidade, se faltar o líder, alguém vai lutar e ocupar essa posição, para o bem de todos, se faltar o covarde os demais vão submeter alguém a essa posição, e sempre essas coisas são definidas através de violência e lutas entre eles.  


Porém esse é um assunto um tanto quanto difícil de explicar, cada pessoa tem uma maneira de falar sobre isso, com tudo não foge muito do que foi dito nesse resumo, mais é possível encontrar explicações com mais detalhes na internet, se achar interessante, também existem alguns vídeos, sugiro esta série, Lobos-Território Selvagem.
Mas por qual motivo estamos falando sobre isso em um espaço de prevenção de acidentes com cães?
O motivo é simples, quando trazemos cães para nossas casas, é claro que são domesticados, porém trazem com eles esses instintos naturais dos cães selvagens, dos quais são descendentes, e isso pode causar confusões que acabam se transformando em acidentes.
Também os nossos cães domesticados, acreditam que essa estrutura de alcatéia, que no caso dos cães chama-se matilha, é necessária para a sobrevivência, então para eles, ela tem que ser mantida em nossa casa, eles acreditam que as pessoas da casa fazem parte de sua matilha, e é ai que se nosso cão não tiver bem esclarecido em sua mente que ele está ocupando um dos lugares de liderado, as coisas podem ficar complicadas.
Esse é, por exemplo, o maior motivo que cães atacam o próprio dono, ou não tem claro quem é o líder e estão tentando assumir a liderança, para o bem de sua matilha, ou pior, quando o cão acredita ser o líder, e ataca para manter sua posição, quando acha que essa posição esta sendo ameaçada pelo dono, o que é o normal no ambiente selvagem.
Muitas outras atitudes dos cães têm haver com essa estrutura de matilha, que nos nossos cães domésticos nada mais é que instintos herdados de seus ancestrais, falaremos muito disso nesse blog.
Porém quero terminar essa postagem com uma pergunta.

Você sabe por que os cães mordem?

Então não perca a próxima.  

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário