segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O que é um cão?

Hoje o nosso convívio com os cães é gigantesco.
São milhares de raças conhecidas, uma quantidade ainda maior de cães sem raças definidas, esses que comumente chamamos de vira-latas, são cães de diversos tamanhos, tanto os de raças como os sem, com os mais variados tipos de tratamento e utilidades por parte de seus donos.
Veja nas pessoas dois sentimentos, em relação aos cães.
Um como algo necessário, o cão de guarda ou apenas o alarme, apenas para latir quando chegar alguém, aquele que está no quintal com uma utilidade e só, tendo apenas o necessário e em alguns casos nem isso, com poucas exceções.
O outro, o cão de estimação, como diria um Tenente que conheço o cão do abraço, esse geralmente com bons tratamentos, às vezes até exagerado, cama, brinquedos, ração de melhor qualidade, banho, tosa, petiscos, tratamento de saúde em clinicas especializadas, roupinhas de diversos modelos e muito mais.  
Se entrarmos em uma loja especializada em produtos para cães, e observarmos o que tem lá, veremos que eles tem tudo a disposição, tanto para saúde, quanto beleza, diversão, alimentação e tudo que precisarmos, ou queremos para eles, porém isso tem feito as pessoas esquecerem de algo muito importante que tem contribuído muito para que os acidentes com cães aconteçam. As pessoas têm esquecido que os cães são animais selvagens, sim animais selvagens, que domesticamos e colocamos dentro de nossas casas.
É verdade que algumas raças nem chegaram a viver na natureza, foram desenvolvidas, principalmente através de cruzas e até por auxílio de outros métodos, já no ambiente doméstico, porém sempre através da genética dos cães selvagens.
Esse fato, da genética do cão selvagem estar em todos os cães, e mantém neles o que chamamos de instinto, e que é a explicação para muitas coisas que acontecem, e que não queríamos que acontecessem, com nossos cachorros, como por exemplo, os ataques indevidos. Também é por isso que algumas coisas são possíveis, o fato de podermos ter um cão de guarda, ou podermos ensinar alguns exercícios de obediência, porém vamos tratar isso com mais detalhes em outras postagens.
Então faço uma pergunta na qual as pessoas não pensam muito:
 O que é um cão?
A resposta que acho que mais se adéqua a essa pergunta é:
O cão é um animal quadrúpede, mamífero, onívoro (carnívoro e herbívoro ao mesmo tempo), dotado de grande memória, cujos alguns têm a capacidade de desenvolver agressividade contra alguém e a maioria tem a capacidade de desenvolver agressividade contra alguma coisa.
Com essa definição vemos que conhecemos menos do que imaginamos sobre esses animais. Que um cão é quadrúpede todos sabem, que é mamífero também, porém que é herbívoro para a maioria das pessoas é novidade, é comum as pessoas dizerem que os cães comem grama quando estão com dor de barriga, o que não é verdade, os vegetais fazem parte da alimentação deles, é alimento e não remédio, tanto que as rações disponível no mercado pet, já suprem essa necessidade, todas contém vegetais.
Uma informação que podemos dizer que é bem diferente da que temos no dia-dia, é que os cães têm memória e não inteligência propriamente ditas como costumamos dizer, o cão aprende com associações e não como raciocínio lógico idêntico aos humanos, como as pessoas pensão, por mais que às vezes temos essa impressão.
O fato de dizer que alguns cães têm capacidade de desenvolver agressividade contra alguém, é porque alguns conseguem atacar uma pessoa, um ser diferente deles, com tamanhos diferentes, formas diferentes, movimentos diferentes, sons diferentes e mesmo assim esses cães têm capacidade de atacar esse “bicho” tão diferente deles.   
Quando dizemos que alguns têm capacidade de desenvolver agressão contra alguma coisa, é pelo fato que alguns não têm capacidade de atacar uma pessoa, porém tem condições de atacar outro bicho, de tamanho igual ou menor que o seu, como um gato ou outro cachorro, por exemplo.
É importante citar, que apesar de termos já raças identificadas por terem essas capacidades bem definidas, ter capacidade para atacar pessoas ou não, não depende unicamente da raça, isso varia de cão para cão, mesmo dentro das raças já definidas, é comum vermos cães, de raças classificadas como cães de guarda, que não mordem. É verdade que alguns desses cães, com um pouco de adestramento fariam ataques espetaculares, porém outros nem com o melhor adestramento do mundo atacariam alguém.
Também vemos raças que sua característica principal é à docilidade, porém encontramos exemplares extremamente agressivos ao seres humanos. Ou seja, apesar de termos definições entre as raças, a capacidade de desenvolver agressividade conta alguém ou alguma coisa, varia de cão para cão. Lembre-se que toda regra tem exceção.
Mas o que não podemos esquecer é, por mais domesticado que seja, por mais obediente ou comportado que seja, mesmo que pequenininho, lindinho, cheiroso, com lassinho nas orelhas ou gravatinha, esmalte nas unhas, dormindo na cama dos donos ou no colo, passeando no carro, ou sendo chamado de “meu amor” ou “meu bebê, e muito mais, é apenas um animal selvagem ou pelo menos, tem em sua genética muito do animal selvagem e por isso necessita de alguns tratamentos adequados, próprios de sua espécie.
Também é importante saber que qualquer cão é capaz de provocar um acidente, independente de raça ou tamanho, não são apenas os cães grandes que provocam acidentes, falaremos mais desse assunto nas próximas postagens.
Até mais, um abraço.
  


2 comentários: