domingo, 24 de outubro de 2010

O que é acidentes com cães?

Todos os anos milhares de acidentes com cães acontecem, apesar de termos conhecimento de apenas alguns. As vítimas são varias, entre elas, os prestadores de serviços de empresas, que fazem trabalho fora da área das empresas, os quais eu chamo de agentes de campo.
Então diante do grande número de pessoas, geralmente do departamento pessoal, que procuraram alguém das equipes dos canis que eu trabalhei, para ajudá-los sobre esse assunto, eu resolvi desenvolver um trabalho que pudesse auxiliar na prevenção dos acidentes que atingem esses agentes.
            Três motivos me incentivavam a desenvolver esse trabalho.
O primeiro é ver que esse é um assunto de que quase não se encontram pessoas com condições de tratar, apesar de haver muitos adestradores e pessoas que trabalhão com cães em nosso país, a prevenção de acidentes é algo muito diferente e com muito mais detalhes. Também quase não há materiais disponíveis sobre o assunto.
            O segundo motivo, é que ao longo de minha vida, também já estive envolvido em acidentes com cães, tanto como vítima, ou como culpado de acidentes envolvendo outras pessoas.  Sem falar ainda, que na função de policial militar me enquadro no grupo de agentes de campo, sujeito aos acidentes.
            O terceiro motivo, é que quando um desses acidentes acontecem, a culpa cai sempre sobre o cão, e quase que na totalidade dos casos, ele é tão vítima quanto a pessoa ferida por ele. Por esse motivo, eu sendo um profissional, do qual o cão é uma ferramenta de extrema importância, me sinto na obrigação de defendê-lo das acusações não verdadeiras que recaem sobre ele.
            Então diante desses motivos e movido por muita curiosidade, iniciei uma pesquisa sobre o assunto, e aliei ao conhecimento já adquirido sobre comportamento canino e transformei em uma palestra, na qual trato sobre o assunto de maneira bastante simples, onde as pessoas não necessitam de conhecimento aprofundado sobre cachorro, nem de utilização de equipamentos para conseguir resultado. A palestra já foi ministrada em algumas empresas, e se mostrou bastante eficaz.
            Quando comecei a pesquisar sobre o assunto tive algumas surpresas, a maior delas é que a maioria das pessoas não sabe responder a seguinte pergunta:
            O que é acidente com cães?
            Diante dessa pergunta as pessoas logo dizem sobre um cachorro que matou uma criança, do cachorro que mordeu o próprio dono, sempre coisas que ouviram alguém comentando ou que viram pela televisão. Ainda isso está sempre relacionado a um cão de determinada raça, geralmente grande, e quase que na totalidade dos casos envolve um Rottweiler, ou principalmente o tão criminalizado Pit bull.
            Isso é explicável pelo fato que, quando um desses acidentes acontecem, as emissoras de televisão passam em rede nacional por dias seguidos, ficando fácil sabermos que isso é um acidente com cão. Porém quando um motociclista morre ao cair com sua motocicleta, tentando desviar de um cachorrinho que estava solto na rua, ninguém fala em acidentes com cães, só se fala na imprudência do trânsito, nos riscos da motocicleta e coisas assim.
            Quando uma pessoa está hospitalizada, contaminada por uma das zoonoses, doenças transmitidas por cães para seres humanos, também não se fala em acidentes com cães, pode até ser divulgado algo, porém sobre a carência de médicos nos hospitais, falta de leitos e coisas nesse sentido e nunca sobre acidentes com cães.
            Eu definiria acidentes com cães, todo fato que possa causar danos as pessoas, animais, coisas e até mesmo ao próprio cão, das quais tenham como agente causador, por qualquer motivo, um cão. Seja esse fato, mordida, arranhões, acidentes de trânsito, transmissão de doenças e etc.
            Esse espaço foi criado, com a finalidade de orientar sobre acidentes com cães, suas causas, como evitá-los, ou como tornar menos graves, os não possíveis de evitar. Também falaremos como agir corretamente após um acidente e as atitudes inadequadas que auxiliam a eles acontecerem, sobre comportamento canino, adestramento e muito mais, continuem acompanhado.
            Um abraço e até mais.
           
              
  

Um comentário:

  1. Espero que este blog seja o inicio de mais uma etapa de sucesso na sua vida ......naum vo rasgar seda naum viu ......muito show o conteudo ....abraço parceiro e o que precisa pode conta comigo

    ResponderExcluir