sábado, 20 de novembro de 2010

Não subestimar os cães

Fique atento nas dicas para prevenir acidentes com cães, dessa vez, como é a primeira postagem com dicas só para um dos lados do triângulo da prevenção, vamos falar com os maiores interessados, as maiores vítimas, os prestadores de serviços.
A dica é essa: Nunca subestime um cão.
É comum sabermos de acidentes em que a culpa foi totalmente da pessoa ferida pelo cachorro, por ter subestimado o animal, ter achado que aquele cão não o morderia.
Os motivos em que essas subestimações ocorrem são os mais variados: por ser um cachorro pequeno e a vítima achar que cachorros pequenos não mordem, por ser um cachorro sem raça definida “um vira-latas” e a vítima achar que esses cães não mordem, por ser um cão que a vítima já conhece como de raça mancinha, pelo fato que a vítima conhece bem cães e sabe que aquela raça não é um cão de guarda, ou porque é um cão igual ao da vítima e ela sabe que o dela é mancinho e acha que esse também será, etc.
Se eu soubesse citar todos os motivos de subestimação, a sua paciência para a leitura acabaria muito antes do final do texto, mas é bom que você saiba que há milhares de motivos de subestimação além dos poucos que eu citei.
É muito importante para que os acidentes não aconteçam, que as pessoas respeitem qualquer cachorro, eles não são iguais, apesar dos comportamentos dentro da mesma raça serem normalmente bem parecidos, sempre há exceções, acho até que já disse  isso antes. Uma das maneiras de não subestimar o cão é respeitar também seu espaço, sua matilha, que como também já disse antes, pode ser formado por pessoas.
Não são apenas os pit buls e rottiwieler que causam acidentes, qualquer cão pode provocá-los, não importa o tamanho, a raça, ou a aparência, temos que respeitá-los, para a nossa segurança. Na prevenção de acidentes é necessário respeitar qualquer cão, não devemos subestimar nem o nosso, lógico que esse respeito é de maneira diferente, posteriormente trataremos sobre a forma de respeitar o nosso cão.
Não estou querendo que você fique com medo exagerado de cães, longe disso, respeitar não é temer, o segredo é agir com naturalidade, não tomando nenhum tipo de liberdade sem ter a certeza que pode, e na dúvida chame o dono.
Para descontrais. Lembre-se, quando você estiver diante de um cão, você pode estar vendo imagens como essas que baixei da internet.
Quando falamos em acidentes com cães essas imagens são brincadeiras, com um fundo de verdade.

ImageShack, share photos, pictures, free image hosting, free video hosting, image hosting, video hosting, photo image hosting site, video hosting site

Nenhum comentário:

Postar um comentário