sábado, 18 de dezembro de 2010

cães na rua.

Uma das maneiras de prevenir acidentes com cães é não deixar cães soltos na rua.
Isso é algo muito comum nas cidades, as pessoas já estão tratando esse fato como algo normal, porém não é. É algo muito sério.
Posso dizer, com certeza, que se as pessoas não deixassem cães soltos nas ruas, a grande maioria dos acidentes com cães não haveriam ocorrido.

Devo também dizer que nenhuma desculpa serve para deixá-los sair, vou comentar umas poucas, das muitas que já ouvi.
1) Coitadinho, ele gosta tanto. As crianças também gostam de sair sozinhas, andar de bicicletas em lugares movimentados e etc., porém o fato de elas gostarem, não é o suficiente para os pais deixá-las fazer. Então por que só esse fato é suficiente para deixar o cão sair?
2) Coitadinho, ele só fica preso. Realmente não é correto deixar o cão só preso dentro do quintal, mas a atitude correta é colocá-lo na guia a levá-lo para passear, seguindo a legislação de seu município, se em seu município há regras que exigem outras coisas, como focinheira, por exemplo, coloque. Pois se apenas essa desculpa vale para liberar os cães para fazerem o que querem, também tem que valer para os presidiários.
3) Eu não solto ele escapa. Desculpem-me, mas as pessoas que não tem competência para manter um cão dentro do quintal não podem ter cães. Mais a verdade é que qualquer ser humano normal, que diga que não consegue manter seu cão dentro do quintal está mentindo.
Seja honesto, empeça-o de sair, porém se ele sair busque-o imediatamente, jamais o deixe solto.
Esses são apenas três exemplos dos muitos que eu já ouvi, mas não “cola”.
O lugar dos cães é dentro do quintal de seus donos, nas ruas só preso à guia junto de alguém responsável, solto jamais.
Uma maneira de não deixar o cão ir para a rua, é adestrá-lo para não sair do portão.
Já conheço essa desculpa também: “Não tenho dinheiro”.
Veja a próxima postagem sobre adestramento, vou ensinar você mesmo fazer isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário