sábado, 30 de outubro de 2010

Triângulo da prevenção

Há varias formas de se tratar acidentes com cães, porém quando vamos tratar deste assunto relacionado aos agentes de campo, é necessário falar do que chamo de triangulo da prevenção.
Sempre que um desses acidentes acontecem, são três os envolvidos direta ou indiretamente, a empresa, o agente e  o cliente, ou seja, o dono do cão, por isso que chamo de triângulo, tem três lados um representando cada envolvido.
Se só um desses envolvido se dedicar a prevenir os acidentes, os resultados serão muito limitados. Pois há algo para que cada um faça, para que os resultados sejam alcançados de maneira significativa.
Para que fique bem claro quem são esses envolvidos vamos falar um pouquinho de cada um deles. 
Primeiramente as empresas. Quem são as empresas envolvidas?
Todas que tenham funcionários que trabalhem fora dos limites de seus muros, ou seja, aqueles que vão até o cliente e com isso acabam expostos aos cães, e conseqüentemente aos acidentes.  E nunca é demais lembrar, que os acidentes com cães não são apenas o fato de ser mordido por um cachorro, apesar desses tipos de acidentes serem os mais comentados.
Sito como exemplo dessas empresas, os correios, as empresas distribuidoras de água e as fornecedoras de energia elétrica, essas três, são as maiores vítimas em todo o país. Porém há tantas outras, como as de monitoramento de alarmes, prestadoras de qualquer serviço a domicílio, como jardinagens, limpezas, concertos, dedetizações e etc., também as que entregam seus produtos em nossas casas como, supermercados, lojas, pizzarias, isso só para citar alguns exemplos.
E quem são os agentes?
Todos os que trabalham em um serviço como os citados acima, porém vou citar alguns.
A figura mais relacionada com acidentes com cães são os carteiros, seguidos dos que fazem a litura dos relógios de água e de energia elétrica. Porém, além desses e de outros das empresas que já citei, há alguns agentes de campo, que prestam serviços diariamente expostos a esses riscos, e que geralmente não pensamos neles como agentes de campo. São eles:
Policiais Militares, Civis e Federais, os Bombeiros, que na maioria dos estados também são Policiais Militares e os Guardas Municipais.
Poderíamos ficar horas citando exemplos de agentes de campo, porém acho que os exemplos já dados são mais que suficientes. 
E os clientes quem são?
Bom, os clientes somos todos nós, quem nunca precisou de um desses profissionais mencionados anteriormente, ou quem não está sujeito a precisar de algum deles?
Quem não recebe correspondência? Quantos não utilizam água e energia elétrica? Apesar de existirem pessoas que ainda não tem esse privilégio, para vergonha de nosso país. E quem pode dizer que nunca precisou e que nunca vai precisar da Polícia ou Bombeiros?
Alguns de nós utilizamos todos estes que foram descritos, e muitos outros agentes de campo, outros de nós, utilizamos pelo menos alguns desses, e não importa onde moramos, se nas áreas urbanas ou nas áreas rurais, somos todos clientes e temos nossa parcela de responsabilidade a assumir.
Porém o triangulo da prevenção não é aquele triângulo eqüilátero, com lados iguais e ângulos iguais. Ele é o triangulo escaleno, com os três lados diferentes e os três ângulos diferentes, pois as reponsabolidades de cada um são diferentes.
O mais curioso desse triângulo, cujos lados representam a responsabilidade de cada um, é que o menor lado é o da empresa e o maior do agente.
Geralmente pensamos que quem tem que ter a maior responsabilidade em tudo é a empresa, é quem tem dinheiro, é quem lucra. Porém nesse caso essa não é a realidade. Estranho mesmo é dizer que o cliente tem mais responsabilidades que a empresa, ainda mais no mundo de hoje, onde o cliente sempre tem razão, ele paga pelo serviço e quer mais e mais comodidade.
Talvez até infelizmente, mas essa é a realidade no mundo da prevenção dos acidentes com cães, porém, falaremos com mais detales desse assunto posteriormente. Nesse momento o mais importante é saber que para uma prevenção de acidentes realmente significativa, é preciso envolver os três lados do triângulo da prevenção, empresas, clientes e agentes de campo, cada um com sua responsabilidade.   


  



Nenhum comentário:

Postar um comentário